segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Politicats



Sinceramente, não sei porque estou escrevendo esse review. Talvez seja só a minha consciência fazendo eu me sentir mal por não escrever, ao menos, um post para o blog por semana. Talvez eu esteja me forçando a acreditar que eu não perdi tempo nesse jogo. Talvez eu esteja apenas com vontade de ficar digitando (as teclas são tão macias). Não sei, mas aqui vai o meu review desse joguinho lançado neste ano para Android e iOS.

O nome é “Politicats” e como você pode imaginar envolve duas coisas que a internet ama: política e gatinhos. Nele, você escolhe um gato qualquer (dentre uma ampla gama de gatos de várias cores) e cria sua carreira política, rumo à presidência do país, ganhando votos, como consequência dinheiro e enfrentando rivais eleitorais. Como todo político, aqui você começa de baixo, concorrendo a presidente de classe na primeira “fase” e concorrendo a outros cargos mais importante, como diretor do parquinho, comissário, vereador, prefeito, governador e por aí.

O jogo é um “clicker”, ou seja, é desses em que você tem que ficar apertando feito louco na tela do seu celular. No caso, quanto mais você dá toques na tela, mais votos você ganha, contando ainda com um simples, porém amplo sistema de bônus (bônus na porcentagem de votos, na porcentagem de dinheiro e a possibilidade de contratar membros para te auxiliarem na campanha), enfim, é um desses jogos extremamente casuais, para se jogar de vez em quando e cujo objetivo pouco importa.

E é aí que a coisa complica, porque apesar de eu ser um jogador casual, eu gosto de desafios e busco objetivos nos meus jogos e um jogo que apresenta um objetivo, literalmente, impossível como esse só me dá raiva.

Digo impossível, porque a cada cargo que você alcança, o jogo fica mais difícil, para você evoluir de nível é necessário uma quantidade determinada de votos e essa quantidade aumenta de forma surreal a cada novo adversário que você derrota nas urnas (sério, não faz sentido o crescimento de votos, de 110 na primeira fase, vai pra 400 na próxima e daí pra mais de 1000 e só piora). Isso é uma estratégia clássica desses jogos, é pra fazer o jogador ficar com o game no celular por muitas semanas, mas não tem como, essa dificuldade toda só gera frustração se você está focado no objetivo.

Além disso, o game oferece um recurso que é a aposentadoria, algo que supostamente deveria deixar o jogo mais fácil. O recurso fica disponível quando você evolui o seu nível de “patadas” (a medida que indica quantos votos você ganha por cada toque na tela) para 300. O que deixa o jogo mais fácil é o fato de você ganhar moedas de ouro (que só podem ser obtidas através disso, nem pra comprar dar) que servem para contratar celebridades felinas que te ajudarão a ganhar mais votos e dinheiro. O problema é que esse recurso só aumenta a frustração, porque você se mata pra avançar no jogo e, de repente trava e aí tem que começar tudo de novo. E nem avança tanto na próxima “encarnação” do seu candidato.

Outra coisa frustrante é que o jogo não pode ser hackeado. É a primeira vez que encontro um jogo no qual não funciona o Lucky Patcher. Mas nem me incomodei tanto, as opções disponíveis para compra no jogo não te dão tanta vantagem assim.

Fora isso, ele tem uma animação bonita. Os concorrentes são outros animais, com nomes engraçados e sua equipe de campanha também tem os nomes alterados para fazer referências ao mundo felino. Isso é bem interessante. A música também não é ruim, mas após alguns dias jogando sem parar, você se irrita.

Enfim, se o objetivo do jogo era mostrar o quão burocrática e cansativa é uma campanha política real e não fazer o jogador chegar à presidência do país em que vive sendo um gato, está de parabéns, esse jogo conseguiu.

Ainda tenho o jogo instalado, mas não sei se chegarei ao final. Se chegar, atualizo o post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário