domingo, 9 de outubro de 2016

Resident Evil e a fraude do surdo

Todo mundo conhece Resident Evil, clássico de PSX que a gurizada adorava, muita discussão sobre como resolver os puzzles e como sentiam medo de explorar a mansão "do mal", sim, pois nos anos 90 Resident Evil ainda dava medo.


Claro que como todo sucesso que a Capcom consegue lançar, vão aproveitar a parada o quanto der. O primeiro Resident Evil teve mais 2 versões pro Playstation 1: A Director's Cut e a Director's Cut Dualshock ver. A Director's Cut foi uma boa adição, um modo novo de jogo que arranjava o posicionamento dos itens de forma diferente, auto-aim e outras paradinhas bacanas, como a demo do RE2, que hoje é conhecida como o RE1.5. Já a Dualshock ver. veio só com suporte ao controle tremelicante (Dualshock) e um trilha sonora nova, que era muito aquém da original, porém o compositor tem uma história bem peculiar.


A trilha original do Resident Evil foi composta por Masami Ueda, que depois trabalhou na trilha do RE2, RE3: Nemesis e Devil May Cry. A trilha era boa, passava a atmosfera de terror certa que o jogo precisava, além disso, tinha o clássico tema da save room e o tema dos créditos.

Já que só ter um suporte pro Dualshock não foi o suficiente pra venderem o mesmo jogo, a Capcom contrata Mamoru Samuragochi pra compor uma nova trilha, como se pode ouvir, as músicas novas são quase todas uma merda e destroem boa parte do clima do jogo.



Que porcaria, né? Principalmente comparando com as originais.

Até parece que o japa é surdo, MAS ELE ERA. Os idiotas da Capcom não eram, não sei como aprovaram isso, mas já deviam ter pago o maldito e já deviam ter tacado o foda-se para a situação, era só um outro jogo safado pra tirar mais dinheiro dos trouxas.

Mamoru Samuragochi era um compositor surdo que aprendeu música por conta própria, depois de uma composição em homenagem a Hiroshima feita em 2003, ele foi consagrado o "Beethoven japonês". Mamoru era filho de hibakushas, pessoas afetadas pela explosão de Hiroshima, e a causa de sua surdez era supostamente culpa disso.

Mamoru Samuragochi, o Beethoven Moderno
Até que em 2014, Takashi Niigaki, um professor de música, declarou para um rede de tv japonesa que era o "escritor" fantasma das composições de Mamoru. Takashi falou que fazia o trabalho por dinheiro e até tentou parar, mas Samuragochi disse que iria se matar se ele parasse. Então ele ficou cansado de enganar todo mundo e revelou a farsa do compositor surdo. MAS NÃO ACABA AQUI!

Niigaki também afirmou que desconfiava que Samuragochi não era surdo, algo que era suspeito anteriormente devido a uma entrevista para uma revista japonesa, onde os entrevistadores perceberam alguns sinais de que o filho da puta não era surdo. Por exemplo: o cara atendeu a campainha sozinho segundo os relatos.

Takashi Niigaki, o Compositor Fantasma
Após a declaração do Niigaki, Mamoru Samuragochi confessou que era verdade, ele não era surdo, parecia que ele até foi por alguns anos, nem sabia compor e muito menos entender as composições. O japa era um compositor aclamado e tinha até um prêmio de cidadão honorário de Hiroshima, obviamente foi alto drama no Japão, sabe como o povo de lá tem um negócio foda em relação a honra. O pessoal queimou os disquinhos, chorou, perderam a fé na humanidade e etc.

Como os caras conseguiram compor o horror da trilha da Dualsock Version, eu não sei, antigamente era legal fazer a piada do compositor surdo, mas ainda dá pra botar a culpa na Capcom e seguir a vida.

No futuro haverá mais artigos abordando essas tretas e escândalos envolvendo pessoas e videogames, provavelmente vai ter mais uma nesse mês mesmo. AGUARDEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário