terça-feira, 11 de outubro de 2016

Momentos de Terror Videogamísticos


O Mês da Mula Sem Cabeça continua, dessa vez quero focar em momentos, personagens e outras coisas que dão "medinho", só que não estão em jogos de terror. Bastante dessas coisas vem de quando você é criança e é mais propenso a se assustar com qualquer coisas mais "sinistra", um exemplo é Majora's Mask, mas eu não joguei essa porra quando criança e a escolha é bem óbvia.

Ah, vai ter spoiler dos jogos mencionados, teja avisado.


Earthbound


Earthbound, Mother 2 no Japão, é a sequência de Mother, um JRPG que só foi sair oficialmente no Ocidente no ano passado, ele conta a jornada de Ness e seus amigos pelo mundo tentando coletar melodias "místicas" que ajudaram na batalha contra a ameaça alienígena Giygas. O jogo é muito bom, é bem humorado e "bonitinho", não há nada que indique que ele vai ser algo mais do que uma divertida aventura de 4 crianças, sim, tem uns negócios estranhos tipo uma ceita parecida com a KKK, mas nada que seja aterrorizante.

Até que chega a hora de enfrentar o Giygas...

Os personagens devem viajar para os confins do passado onde Giygas está se escondendo, mas para ir pra lá, eles devem deixar seus corpos físicos e serem transferidos para robôs, a maluquice já começa aí. Ao chegar no covil de Giygas, eles se deparam com Pokey, o vizinho de Ness, um garoto gordo chato pra cacete que tava de ferrando durante a jornada toda do jogo, mas ele parecia só ser um alívio cômico, mas Pokey se tornou aliado de Giygas e é o penúltimo chefe do jogo, e ele é um puta babaca que quer destruir tudo mesmo e matar o Ness..

Isso é o chefe final.
Após derrotar Pokey, é hora de confrontar Giygas, Pokey explica que Giygas deixou de ser um ser pensante pra se tornar a personificação do mau, o ser mais vil e terrível de todo Universo, ou seja, o bicho é uma ameaça cósmica e vai fuder com tudo. Toda essa parte desde chegar a caverna até o fim da luta contra o Giygas é um "Nightmare Fuel", Giygas não tem um sprite assim como todo personagem do jogo, ele é parte do background da batalha, todas músicas usadas durante essa parte são tensas demais, realmente dá pra entender o quão terrível é a ameaça de Giygas.



Contra 3



Isso é mais puxado de memórias da minha infância, mas dá pra entender bem o motivo de Contra 3 ser assustador, o visual de alguns chefes eram bem assustadores, tipo a tartaruga e a cópia do exterminador do futuro. Após muito esforço, diversos continues, telas de game over e fases horríveis com a câmera vista de cima, você chegou na última fase do jogo, e onde é essa porra? DENTRO DA BASE DOS ALIENS, o nome da fase No Man's Land.

Esse é a primeira forma do último chefe.
Esse lugar parece todo um organismo vivo, como se fosse dentro do corpo de um alien. Cheio de orgãos pulsantes e inimigos vindo de todos os lados e chefes bizarros, como essa porra aí.


Pra combinar com o terror e o sentimento de BORA MATAR ESSES ETS DE MERDA, há 3 músicas ao longo da fase até o último chefe, e elas me deixavam com mais medo ainda dessa porra.




Fallout 



Bom, é meio óbvio que pela temática de guerra nuclear e mundo pós-apocaliptíco, que Fallout ia ter alguns seres assustadores. Meu primeiro Fallout foi o 3, ele era bem de boa, não tinha nada de tão assustadores ou tenso, tirando alguns ataques surpresa de Molerats e Ghouls, até que cheguei num ponto do jogo que eu encontrei os super mutantes, eles são uns arrombados fortes demais, nada de assustador, só quando eles estão acompanhados de Centaurs.


Após jogar FO3, eu fui atrás dos outros jogos, lembro de ter visto que era possível derrotar os "chefes" na conversa em "todos" os Fallout, achei interessante e fui ver como era o do FO1, aí me deparei com o MESTRE


Não me vem nada em mente que seja mais repugnante do que esse "cara". O Mestre é o líder de um exército mutante que pretende dominar a região da Califórnia e transformar todo ser humano em mutante, pois achava isso a evolução natural. Ele foi um ser humano vítima de uma mutação bizarra que conforme os anos foi fazendo-o se tornar um híbrido de outros seres humanos e computadores, que resultou nessa belezinha da imagem acima.

Depois quando joguei o primeiro Fallout, esse bicho ainda me deixava desconfortável, principalmente pelas duas vozes que vão aparecendo e se misturando durante os diálogos.


Acredito que eu teria mais coisas a acrescentar, mas o post ficou mais longo do que eu queria e posso deixar o resto pra outra hora, eu era uma criança bem covarde (não que tenha mudado muito) então tem bastante coisa vergonhosa pra adicionar.

Mas e vocês que leram o post? E os que viram só as figuras. Digam o que acharam dos jogos e quais os momentos "videogamísticos" que te deram medo, só lembrando que não vale jogo de terror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário