sábado, 8 de outubro de 2016

Hill Climb Racing



Hill Climb Racing foi um dos primeiros jogos que baixei na era dos smartphones e joguei muito ele na sala de espera da autoescola no meu antigo celular. Essa semana decidi escrever sobre ele, mas como ele está com muitas mudanças desde que eu parei de jogá-lo, instalei o aplicativo novamente e me surpreendi com o quanto que ele mudou, mas ao mesmo tempo continua o mesmo e com o quanto que ele continua divertido.

Pra começar deram um nome ao piloto do carro: Newton Bill, que irá para lugares onde nenhuma corrida alguma vez passou, com pouco respeito pela física, seu objetivo é correr até além da lua.

Com essa premissa simples, dá pra imaginar o tipo de mecânica, só existem dois controles na tela, no formato de pedais, um de acelerar e outro de frear. Os objetivos são sempre de alcançar distâncias cada vez maiores, começando com 200 quilômetros, depois 400, então 600 e assim por diante, com tanques de combustível para você continuar correndo e moedas de diferentes valores. Com essas moedas, você pode comprar novos carros e novas fases para correr e é justamente aí que reside a maior graça do jogo, explorar os diferentes terrenos e as diferentes mecânicas de cada veículo, pois não são simplesmente mudanças estéticas, não é simplesmente uma nova skin adicionada na frente do seu personagem, cada carro tem sua particularidade, uns sobem melhor os morros, outros são mais rápidos, uns tem melhor controle e outros viram com facilidade. Os cenários também apresentam desafios diferentes, a maioria deles são off-road, mas existem aqueles com asfalto, outros apresentam corpos de água pra diminuir a velocidade de seu veículo (ou até deixar aquela fase impossível para alguns) ou pode conter abismos que só aquele carro que tem uma aceleração muito alta pode ultrapassar. Além disso, as moedas podem ser utilizadas para comprar atualizações nos veículos, nos pneus, nos motores e no chassi, com algumas diferenças entre um e outro veículo, algumas até engraçadas.

Engraçadas porque, após alguns anos, obviamente que as ideias para novos veículos e cenários acabaram, mas por algum milagre existem 29 veículos (dentre eles, diversos carros de corrida, motos, um tanque de carro, um barco, snowmobile e até a carruagem do Papai Noel) e 28 cenários diferentes e seus desafios variados (de abismos a lagos radioativos).

Para mim, essas bizarrices só fizeram o jogo ser ainda mais atraente pra mim, que quando baixo um jogo casual não quero ficar pensando muito nele e Hill Climb Racing é exatamente isso, um jogo casual pra você não ter que pensar muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário