terça-feira, 6 de junho de 2017

The Surge deu certo?

E aê meninos e meninas. Bom dia, boa tarde e boa noite.


Então queria fazer uma pequena reflexão sobre o game The Surge que foi lançado no mês passado (16/05/2017) e veio como uma grande promessa de game no estilo "souls like" mas que acabou recebendo notas medianas e depois da semana de lançamento acabou sendo meio que esquecido pela maior parte dos gamers. Mas questão que fica o game é realmente bom ou é só mais um em meio a multidão ?




O primeiro ponto positivo que queria frisar é a capacidade do estúdio alemão Deck 13 e da Focus Interactive de te entregar um mundo único. Apesar de ter as características semelhantes a Dark Souls, a cada momento que você anda nas fases você percebe que o game não é só um clone descarado do game de Hidetaka Miyazaki. Todo o mundo de The Surge é bem único e mesmo tendo influências claras de outros games o que vemos na tela é algo bem autoral.

Outro ponto positivo que destaco é a qualidade gráfica do game. Apesar de não ser o top game do PC master race, o jogo consegue ser lindo e fluído. Eu joguei no PC e testei em duas placas de vídeo, a 750 TI 2GB e a 1060 6GB e nas duas placas o game roda bem. É legal a empresa ter esse cuidado para quem tem um computador mais fraco possa jogar o game sem problemas.


As mecânicas de luta são diferentes e interessantes. Podemos bater em partes específicas do corpo dos inimigos (um pouco parecido com o V.A.T.S. de Fallout) aonde se o inimigo tiver pontos fracos é possível acertá-lo com mais facilidade e quando conseguimos dar certo dano podemos finalizá-lo. Dependendo da parte que escolhermos podemos arrancar a armadura do inimigo, sendo possível montar a sua própria. Admito que isso é um dos pontos fortes do game.


Mas como sempre digo, nem tudo são flores. Apesar da mecânica de luta ser boa eu achei ela bastante enjoativa até certo ponto, talvez pela pouca variedade de inimigos que encontramos. O game muitas vezes parece que contou com o orçamento baixo pois tudo depois um tempo se torna de "praxe" e cansativo, tirando muito aquele seu prazer de jogar.

Outro ponto que é negativo é sua dificuldade. Certamente quando pensamos em uma game parecido com Dark Souls muitos imaginam que o game vem no nível "very hard extreme full pistola". Mas acho que o grande ponto que a série souls traz pros games é que não é só ser difícil por ser, todo novo inimigo, por mais que seja mais fraco, pode te matar e isso te faz ficar mais ligado. A cada derrota para o boss da fase te faz pensar em novas técnicas e meios de pode vencer, muitas vezes falava com amigos que matei o capra demon de um jeito e eles vinham me contar esquemas totalmente diferente do meu. Souls muitas vezes trabalha com a sua parte de estratégia e isso te força a usar a criatividade para poder vencer o desafio, diferente do que ocorre no The Surge.


A dificuldade do game bera o absurdo, muitas vezes a ponto de inimigos te matarem com apenas dois hits nem te dando chance de contra atacar ou fugir. Esse é um problema que se encontrava também em Lords of the Fallen (jogo feito também pela Deck 13), isso, para mim, tirou muito a diversão enquanto eu jogava.

Mas e então Belo, The Surge deu certo? Mais ou menos. Melhorar mecânicas usadas em Lords of the Fallen e levar esse estilo de jogo para outro ambiente são coisas que o game faz bem, porém essas mesmas mecânicas são bastante enjoativas e pouco criativas, além de problemas como a dificuldade desbalanceada que afastou muitas pessoas de conhecerem o jogo.

Acho que vale comprar em uma "promocha" mas não pagar o preço cheio, principalmente para os consoles que estava beirando o valor de 200,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário