segunda-feira, 26 de junho de 2017

Review - Tekken 7


Tekken dispensa apresentações, mas caso você tenha acabado de sair de uma caverna após 25 anos, Tekken é uma série de jogos de luta mega famosa que é fácil de jogar e cheia de conteúdo. Lembro de jogar bastante Tekken 3 e 5, então minha base de comparação com o Tekken 7 são esses jogos, e outros jogos de luta modernos.

Tekken 7 foi lançado nos arcades lá em 2015 e chegou aos consoles e PC recentemente, após o controverso Tekken Revolution, finalmente o bom e velho Tekken está de volta, contando o fim da treta dos Mishimas que começou lá em 1994, no primeiro jogo da série.

Tekken 7 se passa após os eventos de Tekken 6, Jin Kazama enfrentou o demônio Azazel, que despertou após Jin liderar o conglomerado da Mishima Zaibatsu a dominar o mundo, o que gerou uma guerra contra a G Corporation, liderada por Kazuya Mishima, ex-líder da Zaibatsu e pai de Jin. Após o confronto com Azazel, Jin desaparece e a Mishima Zaibatsu volta pro controle de Heihachi, avô de Jin e pai de Kazuya.

Então pai e filho estão no controle das duas maiores corporações do mundo e estão prontos para o embate final, quer dizer, acredito que seja o embate final, mas esses personagens já "morreram" e voltaram outras vezes na série, de qualquer modo, essa é a proposta da história do jogo.

Durante a história, você acompanha um jornalista que perdeu a família na guerra iniciada pela Mishima Zaibatsu, através desse personagem é exposto o mundo de Tekken e são revelados alguns segredos por trás da origem de Kazuya, a morte da sua mãe e por que o Heihachi é um cuzão.



O modo história de Tekken 7 é curto (2 horas) e não existe uma conclusão, parece ser mais um capítulo da história que prepara terreno para Tekken 8. Mas as lutas são divertidas e fora do comum, tendo lutas com diversos inimigos, mudanças nos personagens entre rounds e umas cutscenes que empolgam pra entrar na porrada.

Fora o modo história dos Mishimas, há uma histórinha separada pra cada personagem do jogo que inclui uma apresentação, uma luta e o final, como já esperado de Tekken, a maioria desses finais é só comédia e irrelevante, o que é triste ver tantos personagens legais sem um arco de história interessante, até o Akuma uma participação mais digna na história, e melhor do que tudo do modo história do Street Fighter V, claro que eu não poderia deixar de xingar SFV.

Além disso, comparado a outros jogos da série, principalmente o 5, acho essa abordagem ruim, antes havia tinha o arcade mode com a introdução do personagem, 8 lutas e um final. Tekken 7 tem um modo arcade, mas ele nem tem segmentos de história e apenas 5 lutas, onde as duas últimas são um sub-chefe e o chefe.


Não há nenhum modo adicional singleplayer como nos outros, tirando o "Batalha por Tesouro", que permite liberar itens novos e conseguir dinheiro pra customização dos personagens, que é bem bacana mas falta variedade de itens em certos personagens e tem umas limitações meio idiotas, tipo, você não pode mudar o cabelo do personagem e colocar um chapéu diferente.

Alguns itens da customização podem ser usados no meio da luta, como um revólver, uma katana, até uma pizza, algo que é mais pra palhaçada, mas é divertido de usar. Eu adoro customização e já perdi horas nisso, mas falta mais variedade nela, o que provavelmente vai ser "resolvido" com toneladas de DLC.

Basicamente, se você espera MUITO conteúdo singleplayer de Tekken 7, você vai se decepcionar, dizem que vai ter algo pro futuro como o boliche de Tekken Tag Tournament. Claro que como um jogo de luta moderno, o maior destaque é o online. Além de lobbies e busca por partidas ranqueadas e "casuais", há um modo torneio, onde você faz um torneio (duh), que tem recompensas de dinheiro do jogo.


Satsui no Hadou é o caralho, esse é a verdadeira técnica do Akuma.

Em jogabilidade, Tekken é o mesmo de sempre, um jogo fácil de jogar e difícil de dominar, 4 botões representando cada membro do corpo (braços e pernas direito e esquerdo), os personagens tem bastante similaridade pra você aprender o básico de golpes e combos, mas conforme você vai se aprofundando nos golpes, vai ver que cada um deles é bem único.


O diferencial maior de Tekken é ser 3D e o hitbox ser mais "preciso", aprender a se movimentar é MUITO importante em Tekken e não é exatamente algo fácil. A mecânica de Tekken depende de combos e "launchers", golpes que lançam o personagem no ar e abre possibilidade pra combos grandes, que podem ser ainda maiores se o cenário tiver paredes e locais "quebráveis", que permitem que você jogue o inimigo pra uma outra área e ainda possa continuar o combo. 

Tekken geralmente tem partidas mais rápidas devido a esses combos e golpes mais fortes, tanto que o padrão competitivo é de 5 rounds, oposto a maioria dos jogos de luta que são de 3 rounds.



Tekken 7 consta com alguns personagens até com mecânicas novas como o Akuma e a Eliza, que lembram jogos 2D devido a golpes com projéteis e "shoryukens" assim como uma barra de energia para dar golpes mais fortes. Todos personagens possuem uma mecânica chamada Rage, que é ativada após você ficar com pouca vida, no modo Rage, você dá mais dano e tem acesso ao Rage Drive, um versão melhorada de algum ataque seu, e o Rage Art, um golpe especial fatal que dá muito dano, após usar qualquer um desses golpes, o modo Rage acaba.

O Rage Art é uma mecânica que pode parecer meio roubada, mas acho que cabe bem em Tekken, ela dá uma oportunidade de quem está na desvantagem virar o jogo e deixa o adversário com mais cuidado ao desferir golpes e tomar riscos, isso junto da mecânica de slow-motion (que acontece quando cada lutador manda um golpe ao mesmo tempo e um deles tem a probabilidade de dar K.O) torna as lutas bem mais empolgantes, até mesmo para jogadores menos experientes.

Bom, o que eu expliquei aqui deve ser mais que o próprio jogo te ensina, o que mostra outro problema dele. Tekken 7 parece ter sido feito pra quem já conhece bem a série, pois não há tutoriais e nem um "trial mode" pra te ensinar os golpes. O máximo que você tem é ir no modo treino e aprender por si próprio os golpes pela movelist e alguns "sample combos" que o jogo mostra, além de que, no meio dos loadings, tem algumas dicas do jogo, que poderiam muito bem ser explicadas em outro lugar.


A sétima edição do REI DO PUNHO DE FERRO é um jogo excelente, padrão de qualidade da série, com uma boa gama de personagens que são divertidos de jogar, pena que o jogo não dê muito incentivo para o jogador aprender suas mecânicas. Tekken 7 tem menos conteúdo que alguns jogos anteriores da série, mas o que o jogo disponibiliza é o suficiente pra divertir qualquer jogador mais casual de jogos de luta, e muito mais pra quem quer se aprofundar mais em suas mecânicas.

Joguei ele no PS4, ela vem com alguns conteúdos exclusivos, como roupas clássicas na customização e o Jukebox, que permite você mudar a trilha sonora pra qualquer outra da série Tekken. Mas comparados as outras versões, a do PC acaba sendo melhor devido a loading menores e gráficos melhores, mas todas as disponíveis são perfeitamente jogáveis.


NOTA: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário