terça-feira, 2 de maio de 2017

Kiev Major de Dota 2

   Apesar de eu não estar com muita vontade de escrever hoje e a sessão de E-sports do blog ser a menos visitada, não poderia deixar de falar desse evento que foi possivelmente o melhor que já assisti tanto em questão de emoção quanto em qualidade dos jogos. Tivemos também pela primeira vez a participação de uma equipe brasileira com a SG e os caras surpreenderam todo mundo, inclusive recebendo destaque do painel de analistas ao final do campeonato. 


   Começando com a jornada da SG, muitos esperavam que seria curta. Vários comentários no reddit e em outros meios sobre como foi ruim ter uma classificatória sul americana e que não valia apena dar uma vaga para esse senário. Bom, todos estavam errados.

   A equipe terminou sim em último na fase de grupos e o primeiro jogo do mata mata foi bem ruim. Ai já estavam apontando como certo todo o ódio que apontei acima, mas a capacidade de se adaptar rapidamente à situação foi surpreendente. Os jogos 2 e 3 (de uma melhor de 3) contra a Secret, equipe invicta até então, foram sensacionais. Partidas jogadas no nível mais alto do momento e a SG estava lá correspondendo a altura e vencendo!

   Para nós aqui no Brasil o horário estava razoável, partidas no fim da tarde, mas na Ucrânia a série acabou quase as 2 da madrugada com os narradores e analistas todos de boca aberta e olhos arregalados pela qualidade demonstrada pela equipe brasileira. Foi realmente sensacional de acompanhar. Logo depois, acompanhando o reddit, não existia outro assunto se não o "queimei minha língua" de todos os que reclamaram das classificatórias sul americanas.


   No dia seguinte ainda havia algumas ressalvas sobre a vitória ter sido um erro do outro time, mas contra EG a qualidade do jogo se repetiu. Mesmo tendo perdido por 2-1, de maneira nenhuma foi um jogo fácil para os vitoriosos. Que a lição seja tomada para a Valve e que tenhamos qualificatórias sul americanas para mais eventos de agora em diante para não perder o ritmo de competições que é tão importante nesse meio.

   Agora vamos para a final. Em todos os torneios de Dota organizados pela Valve (que tem finais melhor de 5), apenas um tinha sido decidido no quinto jogo (Navi x Alliance no The International 3), e esse é o jogo mais memorável da história do dota. Aqui tivemos pela segunda vez um jogo 5, e devo dizer que a empolgação não desapontou ninguém.


   OG e Virtus Pro fizeram uma final cheia de reviravoltas e a série poderia ter fechado em 3-0 para VP se não tivessem cometido alguns erros no primeiro jogo, mas OG soube aproveitar bem a oportunidade que teve. Os 4 primeiros jogos foram bons e desenvolveram uma própria meta de heróis  disputados entre as equipes que foi pro caralho no jogo 5.

   Com picks muito diferentes do que nas outras partidas, VP parecia ter um draft melhor e o fez parecer na primeira meia hora de jogo, botando pressão e dominando o mapa. Até uma única oportunidade muito pequena de um team fight executado com perfeição pela OG, que não tinha o melhor time para isso.

   Depois disso VP não conseguiu mais voltar para o jogo. O planejamento e execução do time verde foi muito próximo de ser perfeito e acabaram vencendo mesmo contra as possibilidades. Com isso, OG venceu 4 dos 5 Majors organizados pela Valve e agora buscam o troféu do International, o único que falta. Foi um jogo muito foda de se ver e refletido na emoção dos jogadores ao final dele. São, na maioria, veteranos que já ganharam muita coisa e pulavam que nem criança na cabine após esse feito incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário