terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Pokémon Duel

E de surpresa saiu um novo jogo do Pokémon, do nada! E... ele divide minha opinião.


O jogo se chama Pokémon Duel e funciona como um jogo de tabuleiro em que você joga com os bonequinhos dos monstrengos. No jogo há um tabuleiro e seu objetivo é ir do ponto A até o ponto B, pertencente ao adversário. Uma vez que você chegar no ponto B, você ganha o jogo. Há vários outros pontos no tabuleiro, que é por onde os Pokémon passam e cada Pokémon tem um número específico de pontos (ou casas) que ele pode pular por turno. Quando dois Pokémon se encontram, de frente um para o outro, rola uma batalha, que também tem sua própria mecânica.

Na batalha, você deve rodar uma roleta e o seu adversário rola outra, pra ver em qual ataque de seu Pokémon irá cair, ganha aquele que tirar o ataque com o maior poder. Uma vez vencido, o Pokémon derrotado vai para o “banco de reserva”, onde ele irá ficar por tempo indeterminado. O “banco de reserva” tem espaço para apenas 2 pokémon e se vier um terceiro, o primeiro Pokémon a ir para o banco de reversa volta para o time principal, mas terá que esperar um turno inteiro para voltar ao tabuleiro. Além disso existem as cartas, que te dão vantagens ou dão desvantagens ao seu adversário no jogo.


Não é simples, mas também não é difícil. Uma vez passado o tutorial, você já entende tudo que tem que entender do jogo.

Há também uma história por trás dos jogos de tabuleiro. Você é um recém-chegado a uma ilha onde ocorre o torneio de Pokémon Duel, seu personagem é personalizável até certo ponto (cor da pele, cabelo e estilo de cabelo – como sempre as personagens femininas têm muito mais variedade no estilo de cabelo) e você também tem que usar uma máscara na ilha... meio ridículo, mas enfim, conta pela variedade.


Os gráficos do jogo são bem legais, os bonecos são muito bem feitos, não é simplesmente um desenho dos Pokémon numa base branca, as texturas, o estilo, as poses e até os detalhes, como as chamas do Charizard, fazem com que pareçam mesmo bonecos desses que você pode comprar em comic shops, livrarias e lojas de brinquedos. Eles geram um contraste com o resto do jogo, os cenários são caricatos, mas não cartunescos, já os personagens são desenhados em 2D, sem animação alguma, mas isso é interessante, porque reforça a sensação de verossimilhança dos bonecos apresentados no jogo com os bonecos da vida real.

No entanto, nem tudo são flores em “Pokémon Duel”. Assim como Pokémon Go, esse jogo exige uma conexão constante com a internet e eu não entendo o que acontece com os executivos da Nintendo que decidem ignorar a tecnologia Bluetooth. Não pesquisei a fundo, mas ainda que esse jogo não seja feito pela Nintendo (como o Pokémon Go), eles têm voz pra pedir que os desenvolvedores desses jogos dediquem o tempo de programação deles para criar uma forma de se jogar com os seus amigos através da tecnologia bluetooth. Pôxa, a Nintendo já havia criado isso nos anos 90, com os gameboys e nesse jogo você não pode nem criar uma sala reservada pra jogar com os seus amigos. Confesso que eu não tentei criar uma sala pra jogar com amigos, mas a tecnologia Bluetooth está aí e poderia ser muito bem utilizada em jogos Pokémon para mobile.

Outro ponto negativo é a trilha sonora, extremamente irritante, mas isso é questão de gosto. Vamos ao outro ponto.


Parece que este jogo está numa versão beta ou alfa ou early access, sei lá, porque dá muito erro. Talvez meu celular seja muito desatualizado também, mas deu pra baixar e jogar uns 15 minutos de boa, depois começou a dar erro e mais erro, até que eu perdi a paciência e desinstalei o jogo. Já havia visto tudo que precisava, ou melhor, que não precisava, como o fato desse ser um jogo freemium, ou seja, é gratuito pra jogar, mas não para ganhar, o que quer dizer que se você quiser passar horas e horas jogando, terá que gastar dinheiro nele.

Outro ponto a se levar em conta, mas aí talvez seja implicância minha é o fato do nome do jogo, na loja do Android estar em japonês, o que te impede de achar o jogo logo de cara, o que indica uma total falta de preocupação, talvez até desprezo, por parte da Nintendo com o público ocidental.

Enfim, “Pokémon Duel” é uma adição interessante a essa nova empreitada da Nintendo pelo mundo do mobile, é uma pena existirem algumas questões problemáticas que, sinceramente, acho que não serão resolvidas. Quem ousar instalar e conseguir jogar, fica o recado: até que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário