quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Kof 94 - Como tudo começou..

Tudo começou com uma ideia que os programadores da SNK tinham aonde eles iriam unir suas principais franquias como (Fatal Fury, Art of Fighting, Ikari Warriors e Psycho Soldiers) para um torneio aonde o melhor trio teria iria se tornar o "Rei dos Lutadores". 

A história do game é meio doida e que não liga para ordem cronológica dos jogos que vieram antes, mas nos anos 90 isso era normal. Torneios de lutadores que entravam por portais e saiam em outra dimensão, lutadores que rodavam o mundo a procura do mais forte, os games de luta contavam com essas histórias "galhofas" mas que mapearam muita coisa para suas continuações e com KoF não foi diferente.





KoF 94 trouxe alguns fatores novos (como a esquiva) e melhorou outros que já eram presentes em Art of Fighting e Fatal Fury (barra de especial e poder dar um ataque poderoso quando a sua barra de hp está terminando  por exemplo), mas acho que o mais de tudo incrível foi jogarmos com um trio. Quando joguei a primeira vez devia estar com uns 10 anos de idade e me lembro como achei incrível essa mecânica e de pensar que era o jogo mais barato da loja de fliperamas pois podíamos jogar até com 3 bonecos com apenas uma ficha!!!

E essa mecânica de trios faz toda a diferença, como as lutas ficavam mais balanceadas e até pode se dizer que se tornam muito mais competitivas pois cada personagem que você joga tem um estilo de gameplay diferente, então você era meio que forçado a entender o estilo do "team" que você escolhia. Com esses detalhes não é a toa que o primeiro KoF foi aguardado de forma fervorosa tanto pelos players como a pequena mídia de vídeo games na época.



O game também conta com personagens carismáticos, alguns conhecidos da galera como Terry Bogard (Fatal Fury) e Ryo Sagakazaki (Art of Fighting) e novos que foram criados para esse jogo que é o caso do Comandante Heidern e o apelão vilão que aparecia outras vezes na série Rugal Bernstein. 

Todos os sprites do game são incríveis até os dias de hoje, os cenários são cheios de detalhes e personagens tem um estilo bem de anime, que foi aonde os programadores assumidamente tiraram a maioria das referências para cria-los. 

As composições musicais do game também são incríveis aonde dou destaque as músicas temas do japan team (Esaka) e do time da Athena (Psycho Soldier) essas que de tão icônicas iriam aparecer novamente em outras versões de Kof mais para frente.

Outra coisa legal é que nos cenários sempre apareciam citações ou até mesmo personagens de games da snk, o que dava um charme e futuramente seria copiado por outros jogos.



Acho que King of Fighters 94 é um game essencial para você que ama jogos de luta ou apenas quer conhecer mais sobre a história dos vídeo games, hoje ele conta com versões para playstation 1,2,3 e 4, PSP, Wii (virtual console) tirando os consoles da neo geo é claro.

KoF 94 é uma aula de como fazer um bom jogo de luta aonde você sente prazer em acertar seus golpes especiais e a cada vez que você perde só te dá mais gana de voltar a jogar e conseguir ver o vilão final. É um jogo essencial e as mudanças que ele trouxe iriam marcar o mundo dos games de forma tão profunda que são vistas até o dia de hoje.




Curiosidades:

- Os primeiros planos da equipe antes de idealizarem Kng of Fighters era de criar um beat'em up com uma mistura dos personagens de Art of Fighting e Fatal Fury, o que viraria verdade na mão de outros programadores independentes que criaram fã games como Beats of Rage.

- O torneio The King of Fighters foi realizado primeiro por Geese Howard nos jogos Art of Fighting 2 e no primeiro Fatal Fury, e por Wolfgang Krauser em Fatal Fury 2.

- Benimaru Nikaido foi baseado em Jean Pierre Polnareff da série manga/anime Bizarre Adventure JoJo

- Chin Gentsai foi baseado em um personagem do filme de jackie chan chamado Drunk master

-No cenário final é possível notar as estátuas de Guile, Akuma e Fei Long de Street Fighter, provavelmente mais uma zoação na briga sadia que Capcom e SnK tinham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário