quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Top 5,5 Jogos de lutinha que a Capcom devia trazer de volta.

Nos anos 90, jogos de luta eram o negócio mais foda da história, como arcades ainda eram populares, era possível encontrar um jogo desses em qualquer canto da sua cidade, todo mundo tentou fazer um jogo de luta, a maioria era só uma cópia medíocre de um jogo mais popular, que geralmente eram feitos pela Capcom.

Não só lutinha, a Capcom era um selo de qualidade foda pra qualquer tipo de jogo, mas esses serão abordados no futuro. Enfim, a Capcom conseguia fazer os jogos de luta mais fodões da época, só a SNK competia pau-a-pau nesse quesito, infelizmente essa rivalidade parou no início dos anos 2000 devido aos arcades ficarem menos populares pelo mundo. 

Desde o lançamento de SFIV, a Capcom conseguiu reviver uma parte dos jogos de luta que andava quase morta na empresa, mas hoje em dia parece que morreu de novo.

Tendo em vista que SFV tá aí sendo uma merda mas fazendo um sucessinho e parece que vai ter Marvel vs Capcom 4, eu só fico na esperança de a Capcom voltar com mais jogos de luta, nem que seja pra lançar eles pra consoles da nova geração e PCs.

Claro que espero que eles sejam bons ao contrário de SFV, mas chega de falar mal dele...

VAMOS A LISTA!!


5 - Saturday Night Slam Masters/Muscle Bomber
Não diria que esse jogo é muito foda, nem que seus personagens são mega carismáticos, mas porra, a arte da parada foi feita pelo Tetsuo Hara, desenhista do Hokuto no Ken, e o jogo tem participação de Mike Haggar, caralho, como pode um game ser tão sensacional e a Capcom cagar pra existência dele?

Claro que jogos de wrestling não são jogos de lutinha fodas e tal, principalmente os da época de SNES, mas acho que esse merecia uma sequência pra nova geração, poderiam fazer um novo jogo da série Muscle Bomber usando a engine gráfica do SFV e com jogabilidade similar aos WWE, daí só botar uns negócios mega exagerados, golpes especiais e alguns personagens de Street Fighter e outras séries da Capcom, qualquer jogo que traga Mike Haggar de volta é bem vindo.


4 - Pocket Fighter
Se lembra daquele jogo de puzzle com os personagens de SF em um visual super deformado? Pois então, Pocket Fighter é isso só que de lutinha.

Pocket Fighters é um puta fan-service, cheio de participações especias dos diversos personagens da Capcom, tanto nos cenários quanto nas animações de ataques de alguns personagens, o jogo é bem simples e divertido demais.

Acho que é muito improvável ter uma sequência, já que a Capcom mal consegue fazer um jogo de luta, imagina o de uma paródia? Então seria legal ter um "remaster" para podermos apreciar toda essa arte magnifíca de sprites SD.



3 - Cyberbots: Fullmetal Madness
Jogo que poucos lembram, ou nem conhecem, o mais popular de Cyberbots é o protagonista Jin Saotome, que participou do dois primeiros Marvel vs Capcom.

Enfim, Cyberbots é um spin-off de lutinha de Armored Warriors, você escolhe um personagem e um mecha e cai na porrada com outras pessoas, o personagem não importa muito, o que a muda são os mechas, são quatro tipos e cada um deles com três variações, que mudam o corpo do mecha e dão novas opções de luta, é divertidão de jogar. A única coisa que falta é um elenco melhor de personagens, a maioria é meio sem graça, mas foda-se, o que importa são os mechas.

Além do Armored Warriors e Cyberbots, tem mais um jogo que é considerado "sucessor espiritual" da série, Tech Romancer, um jogo de luta 3d de robôs com participação do Jin Saotome e que foi lançado só para arcades e Dreamcast, nunca joguei mas parece bacana.

Enfim, Cyberbots merecia uma nova chance, ou no mínimo um relançamento de todos os jogos da "franquia".


2 - Darkstalkers/Vampire
Esse já é bem conhecido e é o mais "bem tratado" pela Capcom. Em 2013, lançaram Darkstalkers Resurrection uma compilação dos jogos da série em HD, a Morrigan, Felicia e Hsien-Ko estão no MvC3 e mais alguns personagens estão no Project X Zone.

No lançamento de Darkstalkers Resurrection, a Capcom disse que se o jogo conseguisse vender 1 milhão de cópias, ia rolar um jogo novo, isso foi em 2013, já vimos que não deu certo, se bem que é difícil um jogo de luta 2D remasterizado pro Xbox 360 e PS3 conseguir vender isso.

Os jogos de Darkstalkers sempre foram ótimos, os personagens, gráficos e a arte são criativos e muito bonitos e a jogabilidade era muito boa. A série definitivamente merecia um novo jogo, hoje em dia há recursos o bastante pra fazer um jogo de luta com gráficos 3D cartunescos e que fique muito bonito, fora a engine do SFV, pode ser feito algo como Guilty Gear Xrd que emula um traço mais animesco.


1 - Rival Schools
Como seria uma escola no mundo de Street Fighter? Rival Schools é a resposta!

Rival Schools é um jogo de luta 3D de trios com o elenco compostos por alunos, e até professores, de escolas japonesas, além da lutinha, o jogo tem um monte mini-game mostrando as "atividades diárias" dos alunos, e um modo de "visual-novel dating sim" que você criava seu personagem e interagia com os personagens do jogo, só que esse modo não foi lançado fora do Japão.

Muita gente reclama que jogo de luta "não tem muito conteúdo", embora alguns casos falta mesmo, tanto que Mortal Kombat investe em vários modos de jogo e uma campanha principal e faz sucesso, um Rival Schools novo ia atrair um bom público se fosse feito no estilo do jogo de PS1.

A jogabilidade de Rival Schools é fácil e muito boa, se comparar com as diversas anomálias 3d que tinhamos na época do PS1, dá pra dizer que é excelente, mas o que importa é o carisma, a proposta de jogo de luta entre escolas já é maneira e os personagens criados para a série são fodas, no visual, personalidade e jogabilidade, provavelmente um dos melhores elencos de jogos de luta.

Nesse ano, o produtor da série Hideaki Atsuno disse que queria fazer um novo jogo e pediu pro pessoal twittar usando a hashtag "#rivalschools3" para a Capcom se interessar em criar uma sequência, então ainda há esperança pra um novo jogo da série!!


0,5 - Red Earth/Warzard
Red Earth é um jogo estranho, a estrutura dele parece a de um jogo de luta, mas o foco principal é uma espécie de "boss-rush", você seleciona um dos quatro protagonistas: um Conan com cabeça de leão, uma maga/bruxa, uma chinesa e um ninja, daí você vai lutar com outros bichos que você nem pode jogar, algo semelhante ao primeiro Fatal Fury.

O jogo tem uma temática de fantasia medieval misturada com diversas mitologias, o resultado disso é meio estranho, mas o visual é bem feito demais, Red Earth usava a placa CPS3 nos arcades, a mesma que foi usada para fazer Street Fighter III e Jojo's Bizarre Adventure.

Não acho que a proposta e nem o universo de Red Earth possa criar um jogo de luta interessante hoje em dia, talvez um hack n' slash, ou algo parecido com Dragon's Dogma, ou Monster Hunter.  

Todos os jogos da lista são fáceis de emularem e até dá pra jogar alguns online, recomendo usarem o Fightcade para emulação e jogar online, é meio difícil arrumar jogadores nesses jogos mais desconhecidos, mas Darkstalkers deve ter um pessoal jogando.

Com certeza faltou algum na lista e provavelmente é o Capcom vs SNK, mas eu não sou muito fã do jogo, então me xinguem aí nos comentários e chorem pela época boa onde a Capcom não dependia só de Resident Evil e Monster Hunter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário