quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Desculpe o transtorno mas preciso falar de Mighty nº9.

Vamos lá tentar explicar de forma rápida, lá em meados de agosto de 2013 Keije inafune (que tinha saído da Capcom) e sua equipe anunciaram que iriam criar um game que seria um sucessor espiritual de 'Mega Man' por meio do kickstarter e esse game se chamaria 'Mighty nº 9'. Nem preciso falar que o kickstarter foi um sucesso devido aos carentes de jogos do robô azul e conseguiu arrecadar US$ 3,8 milhões de dólares. 

Na minha cabeça pensei "aí vem um game indie de qualidade", bem não foi assim. Primeiro vamos falar sobre as coisas boas que 'Mighty nº 9' traz. A nova mecânica de batalha aonde você dá alguns tiros e consegue absorver os inimigos chegando a fazer até combos é divertida, o quê na minha opinião é um diferencial bom do que eu já vi nos jogos de Mega Man e outros games parecidos. 

Outro ponto positivo é ter parte trilha sonora composta por Manami Matsumae que já criou músicas para 'Final Fight' (Que descanse em paz), 'Shovel Knight' e para o próprio 'Rockman' de NES. As músicas não são memoráveis mas boa parte delas conseguem te deixar bem o clima principalmente a música da title screen, mas é por aqui que eu acabo com os elogios pois eu achei 'Mighty nº 9' bem fraco.



Ao andar pelos cenários você consegue ver falta de detalhes e polimento dos mesmos. Parece que faltou coração ao fazer o game, os personagens não tem carisma nenhum, uma dublagem porca demais (dublagem americana pois a japonesa é boa), cenário mal detalhados (alguns chegam a ter fundo cinza) e algumas fases não fazem sentido, como a do mighty nº 8 countershade, aonde você tem que fica indo e voltando procurando o robô atirador a custo de nada. 

Em suma apesar de três anos para fazer o game parece que foi tudo feito de forma corrida. Talvez se não houvesse o "hype" todo sobre ele ser o novo Megaman com certeza ele passaria batido dos radares (como aconteceu com o jogo encore), mas Inafune foi colocar a cara a tapa e começou a dizer nas entrelinhas que esse novo projeto era um game do "azulão da Capcom". 


Infelizmente o resultado final foi horrível tanto como game ou como projeto de negócios, pois até umas pessoas que apoiaram ele no começo falando que não era tão ruim assim largaram de mão e preferiram nem comentar mas nesse assunto. Esse game foi uma das piores coisas desse ano e para mim fica junto de 'No Man's Sky' como prêmio de pior jogo do ano. 

Enfim vale a pena comprar 'Mighty nº 9'? Numa promocha da steam por menos de 10 golpes sim, mas fora isso para mim é jogar dinheiro fora. Se você tem uma simpatia para com os games do antigos de Megaman e sente saudades te aconselho a rejogar Megaman 8 ou Megaman x4 de PS1 e ser feliz.

Nota 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário