sábado, 1 de outubro de 2016

Pocket Mortys

Pocket Mortys é um jogo para celular baseado no excelente desenho do Adult Swim “Rick e Morty” (se você não conhece, recomendo).

Lançado em fevereiro deste ano (2016), Pocket Mortys é uma paródia dos jogos Pokémon para portáteis, onde o jogador controla Rick, avô de Morty, pelos multiversos da série, desafiando outros Ricks com outros Mortys, capturando e evoluindo Mortys de diferentes universos e conquistando medalhas, que desbloqueiam batalhas com o Conselho de Ricks.

Na história do jogo, após uma experiência errada, Rick e Morty são enviados para o universo onde se localiza o Conselho de Ricks, responsáveis por manter a ordem do Multiverso. Lá, Rick descobre que sua arma criadora de portais multidimensionais foi confiscada e para reavê-la, terá que derrotar todo o Conselho de Ricks. Para isso, ele precisa coletar medalhas, que lhe dão o direito de desafiar um Rick do Conselho e para conquistar batalhas, ele deve ir para diferentes universos e derrotar o mestre Rick desse universo. Cada universo contém, além do Rick “chefão daquele universo”, outros treinadores de Mortys, com seus Mortys prontos para uma batalha.

Ao iniciar o jogo, você começa com um Morty (seu neto) e alguns itens que te ajudam no início da jornada, como poções que recuperam HP e AP (que é o que controla quantas vezes um golpe pode ser utilizado), além de um Chip Controlador de Mortys (o item que lhe permite capturar outros Mortys). Todos esses itens podem ser construídos numa máquina disponível em todas as dimensões, unindo itens “primordiais” encontrados pelas fases, além do jogo ter um sistema de compras através da moeda do jogo (conquistada ao ganhar batalhas).

Como uma paródia do jogo Pokémon, há uma enorme variedade de Mortys (são mais de 100), de 3 diferentes tipos: pedra, papel e tesoura, com seus próprios golpes, características e evoluções, alcançadas através da combinação de dois Mortys iguais no “Morty Day-Care” (ao contrário, aqui o nível do seu Morty não aumenta, mas é onde você deixa todos os seus Mortys e onde vocês os evolui, sendo parte essencial do jogo).

Como um jogo mobile gratuito, não poderia deixar de existir as tão famigeradas micro transações, que aqui lhe garantem bilhetes de loteria. Há um sistema de loteria dentro do jogo, uma máquina onde você usa um bilhete e quando 4 itens aleatórios e um Morty no nível médio de todos os seus Mortys (por exemplo, se você tiver um Morty no nível 12, outros 2 no nível 17 e um no nível 22, você receberá um Morty no nível 17). É um sistema bem legal e recompensador, mas eu nunca recomendo gastar seu dinheiro com isso (é só um jogo, cara!), além de ser facilmente burlado com o Lucky Patcher (um dia ainda faço um tutorial sobre Lucky Patcher aqui no blog).

A mecânica do jogo é simples, na tela você tem dois botões, basicamente, um que simula os direcionais de um controle simples e outro que simula o botão “A” (sim, só tem um botão). Você pode carregar consigo até 4 Mortys, mas pode guardar até 300 no “Morty Day-Care. Há um menu de onde você pode acessar a loja do Rick (para comprar itens), o seu time de Mortys, o seu “Morty Deck” (a enciclopédia de Mortys, com descrições hilárias para cada um), seus itens e as configurações do jogo, além dos créditos de quem o fez.

Ao contrário da maioria das jogos mobile por aí, Rick e Morty não é tão casual quanto se espera. Ele tem uma história e exige um empenho a mais do jogador logo no começo (é bem difícil ganhar nível e você vai “morrer” várias vezes até seus Mortys conseguirem golpes fortes), sendo até meio cansativo, mas o esforço compensa, pois assim que se torna mais viável enfrentar os Ricks de cada universo, mais fácil capturar e evoluir Mortys e construir itens diferentes, o jogo se torna extremamente divertido e viciante, pois é simples, é bonito e é bem humorado.

Outro ponto essencial deste jogo é a beleza, única e admirável. Nesse quesito, Rick e Morty não copiou Pokémon, preferindo ser mais fiel ao próprio desenho, respeitando o traço de seus criadores, além de contar com uma animação fluida e leve (meu celular que já está se tornando obsoleto – ele é incompatível com as duas últimas atualizações de Pokémon Go, por exemplo – roda liso “Pocket Mortys”, sem qualquer travamento ou lag), uma trilha sonora muito legal e igualmente respeitosa ao desenho original e uma qualidade de fazer inveja a jogos de grandes produtoras por aí.

Com todas essas características, “Pocket Mortys” é um jogo que vai muito além de uma paródia. Você não precisa conhecer Rick e Morty, nem Pokémon para admirar o jogo. Eu mostrei ele para algumas pessoas na minha sala de aula e só um conhecia Rick e Morty, mas todos gostaram do jogo, um amigo meu até baixou e está jogando e se divertindo pra caramba. Claro que, se você conhecer o desenho ou se já tiver jogado Pokémon, irá se divertir mais e achar graça até nas mecânicas do jogo, mas os diálogos, a qualidade com que o jogo foi construído e as situações pelas quais as personagens passam são o suficiente para te fazer perder algumas horas jogando Pocket Mortys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário