domingo, 2 de outubro de 2016

É Capcom... Você conseguiu fuder até Street Fighter V


Em mais um episódio de "Olha a cagada que a Capcom fez!", veremos  quais foram os principais problemas do lançamento, da primeira "temporada" de Street Fighter V e do jogo em si, que era um dos mais esperados do ano e acabou decepcionando diversos jogadores com um "beta de luxo". Aliás, esse ano foi cheio disso...


ARCADE MODE ou a falta dele...


Ok, é discutível a necessidade de um Arcade Mode, mas não havia motivos para não ter ele.

O jogo possui um Story Mode, nele já estavam habilitados os prólogos da campanha principal que sairia depois, esses prólogos possuem, no máximo, 4 lutinhas bem fáceis e com uma historinha sendo contada no estilo visual novel com uns desenhos bem medíocres.

No lugar do Arcade Mode, investiram no Survival Mode, aquele modo que você luta com um monte de personagem e continua com as mesmas barras de vida e especial, dividido em 3 dificuldades e cada uma delas com um determinado número de lutas, sua recompensa ao terminá-los são o fight money (dinheiro do jogo) e cores para a roupa do seu personagem, só para aquela roupa, mas o modo é chato, a IA é muito idiota em uns momentos em outros ela é o satã incarnado, o que torna tudo muito chato.

Não vejo motivo para não terem feito os prólogos do Story Mode de cada personagem como um arcade mode normal, só fazer igual a BlazBlue, King of Fighters e outros jogos de luta, coloca um monte de luta e algumas com confronto com determinado personagem e uma historinha.

VISUAL

Pelo menos os mods continuam tão bons como os de SFIV
Street Fighter V é um jogo bonito, os cenários e alguns personagens são muito bem feitos e bonitos, só que a Capcom chamou vários artistas diferentes para fazerem os personagens, enquanto alguns saíram maneiros, tipo Zangief e FANG, saiu uns negócios cabulosos, tipo a Ibuki esticada, o Guile traumatizado pela guerra e o Ken cabelo de banana, com uma variação de cabelo de pagodeiro.

E como já mencionado, o Story Mode de cada personagem é uma visual novel com ceninhas ilustradas, boa parte das artes parecem rascunhos colorizados, provavelmente foram feitos em cima da hora, ou os artistas foram meio preguiçosos, ou as duas coisas.

ONLINE


SFV depende muito do online e isso é uma merda, tá lá você numa luta avançada do Survival Mode, pronto pra conseguir um fight money e umas corzinhas pra roupa do personagem e daí dá problema no servidor, ou sua internet cai, fudeu, você não ganha mais nada, além de desgosto, e terá que começar o Survival tudo de novo.

Na parte das lutas, no início era até fácil achar lutas e com boa conexão, depois foi ficando mais difícil, parecia que os patches pioravam a performance online, e pra piorar a situação, levou um bom tempo para implementarem punições pra ragequit, tanto que o jogador número 1 do ranking mundial do jogo era um "ragequitter", pelo menos a Capcom resetou os pontos dele.

JOGABILIDADE


Não sou um jogador muito bom de SFV, e de quase todo jogo de luta, então minha opinião nisso é contestável. Gostei bastante da jogabilidade e mecânicas do SFV. V-Trigger, V-Reversal, V-Sefuder, jóinha pra isso, mas é bem perceptível a falta de "variedade".

Se o jogo tivesse mais personagens, tava de boa, só que não tem, e não tem muita diferença nos estilos de jogo deles. Isso deixa o jogo chato de jogar e de assistir, bastante partidas são meio chatas e não tem muita coisa nova a oferecer, até as profissionais tão ficando meio sem graça.


Um tapinha não dói, Capcom.
Algumas outras coisinhas que vale mencionar e outras que me incomodaram:

- A Capcom não lançou todos personagens um mês seguido do outro; 
- A trilha sonora é boa, só que... FUDERAM O TEMA DA JURI;
- Mesmo não esperando nada, o Story Mode foi horrível, só serviu de "fanservice";
- Censuraram o tapa na bunda do golpe especial da R. Mika e a ESPN baniu a roupa normal dela na EVO, tão dizendo que a tanguinha do Urien vai rodar também;
- Na última atualização do jogo no PC, colocaram um um rootkit escondido, pelo menos já resolveram o problema;
- TEM CLIPPING ATÉ NA TELA DE SELEÇÃO DE PERSONAGEM E DEPENDENDO DA DIREÇÃO QUE TU COLOCA O BONECO, MAHCOMO ELES DEIXARAM ISSO!?

Bom, acho que é isso.


Street Fighter V é um jogo bonito, tem um roster bacana, os novos personagens são legais e o esquema de temporada, estilo Killer Instinct, foi uma boa ideia pra aplicar na franquia, principalmente pelo fato que tu pode comprar coisas com dinheiro do jogo.

Só que houve um mal planejamento da Capcom, acredito que lançaram o mais rápido possível pra entrar logo em destaque no cenário competitivo, só que a parte competitiva tá chata, tem até jogadores profissionais deixando SFV e reclamando que o sistema do jogo é chato.

Street Fighter IV tava muito bom, era legal de assistir e jogar, seria um trabalho difícil substituir ele, já que foi lançado há 8 anos, era esperado algo no nível do SFIV original, mas não foi. A Capcom foi preguiçosa, se apoiou na fama de Street Fighter pra lançar um jogo que parece incompleto e ainda deu um suporte fraco nos updates.

Só resta esperar melhorarem o jogo na próxima temporada, um balanceamento melhor, mais variedade no estilo de jogo dos personagens, o maldito arcade mode, e etc. Isso depende da Capcom, o  que não é bom, mas vai saber, talvez eles aprendam com os erros.

Certo?

Capcom?

Capcom PLZ!



Nenhum comentário:

Postar um comentário