segunda-feira, 26 de setembro de 2016

E o NX?

   Nesses últimos tempos quando o assunto é Nintendo o que mais se lê é: "NOVO SUPOSTO RUMOR SOBRE O NX". Dai entra no link pra descobrir que algum produtor falou uma coisa mínima que pode ser interpretada de várias formas. O bom é que depois de muito tempo e várias notícias assim, já podemos ter mais ou menos uma noção do que pode vir a ser o novo console da Nintendo. E também pode ser que seja algo totalmente diferente pois não tivemos confirmação de nada até agora.

   Outro fator a ser abordado é que esse silêncio da própria Nintendo quanto ao seu próximo console poderia prejudicar as vendas. O que eu vejo na verdade é o contrário, isso está gerando um hype absurdo em muita gente, tanto é que qualquer pingo de informação vira notícia, por isso resolvi fazer esse post.

   Eu poderia tentar dar um apanhado factual de tudo citando fontes e tudo mais, porém isso daria trabalho demais para tomar uma abordagem um pouco diferente, vou simplesmente falar como eu acho que vai ser o NX baseado em todos esses fatos (mas muitas coisas foram tiradas daqui e daqui). Quando tudo se revelar poderemos ver que eu estava certo o quanto eu errei e porque foi tudo.

    Reforçando, são só as minhas previsões base nos boatos disponíveis. Nada aqui é confirmado.




PROCESSAMENTO
   Começando pelo hardware de processamento, ele com certeza não será competitivo com os concorrentes (Microsoft e Sony) justamente porque a Nintendo quer se distanciar do público deles. Ela sabe que não pode competir com duas empresas que fazem muito mais do que jogos no quesito potência. Mas com certeza será um console mais forte que o Wii U que já roda alguns jogos em Full HD. 

   Mas convenhamos, os gráficos dos jogos da Nintendo tendem a ser muito mais artísticos do que realistas, o que não exige uma qualidade gráfica absurda para ser um jogo muito bonito. Ela terá problemas de vender jogos multiplataforma, mas se a estratégia é se distanciar do Playstation e Xbox, isso não será um grande inconveniente.



HARDWARE
   Quanto ao console, será mesmo o híbrido que mistura console de mesa e portátil. Você botará os cartuchos (sim, CARTUCHOS) em uma parte onde terá também uma tela touch screen que será a base de todo o vídeo game. 

   Para usar como portátil será possível encaixar dois módulos de controle nas laterais da peça principal. Um lado com os direcionais e outro com os botões de comando (basicamente). Também poderá ser usado sem esses módulos para jogar jogos estilo os que saem para celular hoje, dando uma segunda casa para os jogos que a própria Nintendo fará.

   Chegando em casa você terá na sua mesa uma base para encaixar a peça principal (aquela onde se põe o cartucho). Essa base terá o poder de aumentar a processamento do console, afinal, para ser jogado como portátil e ter uma bateria minimamente útil, seria impossível rodar jogos na mesma resolução de um console de mesa. Os módulos de controle irão para a gaveta e terá um outro controle mais comum (mas não tanto, os controles da Nintendo nunca são comuns) para jogar do seu sofá.

   A base ainda contará com um leitor de Blue Ray, permitindo a retrocompatibilidade com os jogos de Wii U. Quanto aos de 3DS tenho minhas dúvidas se serão possíveis de jogar, mas com certeza se forem será só no modo portátil.



CONECTIVIDADE
   Trará a implementação de um online minimamente decente e com um fator social e de compartilhamento entre pessoas que estiverem em uma rede específica da Nintendo que será facilmente e automaticamente executada na interface do NX. Infelizmente para compartilhar para Youtubes e Facebooks da vida será mais difícil ou impossível a princípio.



JOGOS DE LANÇAMENTO
   O novo Zelda parece um nome claro para o dia 1 do console. O jogo já foi adiado e tem previsão para ser lançado em março do ano que vem, mesmo mês que deve sair o NX. Mario sempre esteve presente nos inícios de vida dos consoles da Nintendo. Somando a isso o fato de o último grande jogo do encanador em 3D foi lançado em 2013, podemos esperar algo com certeza, se não para o lançamento, pros primeiros meses de vida.

   Pokemon também estará presente no início, provavelmente com um jogo mais voltado para o estilo Stadium que foi bastante popular no N64. Além disso, alguns third parties já confirmaram estarem trabalhando para jogos do NX também. Com isso, 2017 parece ser um ano excelente para a Nintendo.



NOME DO CONSOLE
   Para finalizar. pensado inicialmente em 'Nintendo X' por ser um cruzamento de plataformas portátil e caseira além de representar o 10° console da Nintendo se contar os 2 tipos. Mas isso iria gerar confusão com o Xbox e na verdade seria o 11° console e 'Nintendo XI' não fica nem de perto tão legal.

   Wii 3 definitivamente não, parece um convite pra menage e espero que eles não cheguem nem perto de cogitar isso ou algo do gênero.

   Nintendo Next. É chavão, não é muito legal, mas parece combinar com a empresa. O nome representaria o próximo passo de formas de jogar, podendo continuar um jogo que você estava jogando no ônibus no conforto do seu sofá. Provavelmente está errado e só me veio na cabeça por que lembra muito NX (NeXt), mas parece algo que eles usariam.

Com certeza o logo oficial. Créditos para o curso de photoshop do Change.

   Assim que saírem informações oficiais me cobrem. Podemos até fazer um bingo pra ver quantas previsões daqui estão certas. Todas as imagens desse post foram tiradas do google imagens e nenhuma é oficial, são todas montagens feitas por fãs. Se quiser saber todos os rumores e supostos rumores, a IGN fez um guia bem bacana, vale apena conferir.

   PS: Nintendo passará longe do VR

Nenhum comentário:

Postar um comentário